Congresso de Convergencia

      
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Duas propostas para a psicanálise contemporânea

E-mail Imprimir PDF

 

O Cartel (APPOA) preparatório ao V Congresso de Convergencia "O ato psicanalítico e suas incidências clínicas, políticas e sociais",  e o Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política (LAPPAP/UFRGS) convidam para a palestra de Betty Fuks:

“Duas propostas para a psicanálise contemporânea”

Data: 19/04/2012, quinta-feira
Horário: 21h
Local: Sede da APPOA

 

“Seria a apreensão da crueldade um dos horizontes mais apropriados ao campo da psicanálise? Esta foi a questão que levou Jacques Derrida (2001) a convocar os herdeiros de Freud a refletir sobre o lugar da crueldade nos processos que sustentam a cultura e, no plano da política, o Estado e a sociedade. O tema da crueldade aparece já na "Interpretação dos sonhos" (Freud, 1900/1976) como sendo algo da ordem constitutiva da subjetividade. É em "Três ensaios" (Freud, 1905/1976) que a crueldade é elevada à categoria de pulsão, lado a lado com a pulsão de dominação e seu papel relevante no domínio do outro.”

Betty Bernardo Fuks - Psicanalista, membro do Colégio de Psicanálise da Bahia, Professora do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA – RJ). Autora dos livros “Freud e a cultura” (Ed. Jorge Zahar, col. Passo-a-passo), “Freud e a judeidade” (Ed. Jorge Zahar), entre outros.

 

Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA 
Rua: Faria Santos, 258 - Petrópolis – Porto Alegre – RS
Fones: (51) 3333.2140 ou (51) 3333.7922 
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – www.appoa.com.br